18 áreas que podem ter alta demanda na Publicidade em 2021

Nossas apostas das áreas que podem bombar em 2021

O mundo publicitário está mudando a cada ano, e nada melhor do que estarmos preparados para essas mudanças e evoluções do nosso mercado.

Anos atrás as únicas áreas que se falavam dentro da Publicidade eram: Atendimento, Mídia, Criação, Planejamento e Social Media. Mas hoje a realidade do mercado publicitário é totalmente diferente.

Essas área até continuam existindo dentro dos modelos de agências mais “tradicionais”, mas com toda a evolução tecnológica e mudança de comportamento do consumidor, estão surgindo cada vez mais novas áreas e novas formas de atingir o público para potencializar uma marca ou um produto.

Deixaremos aqui nossas apostas de algumas áreas que podem ter alta demanda na Publicidade em 2021. Lembrando que isso não é uma pesquisa e sim uma aposta considerando todo o cenário atual da Publicidade e do consumidor.

1. Gestão de Redes Sociais

A evolução das redes sociais como plataforma para gerar relacionamento e novos negócios é nítida, e acreditamos que em 2021 as empresas estarão mais conectadas com a sua audiência nas redes sociais e gerando mais negócios, o que faz da área de Gestão de Redes Sociais estar em primeiro na nossa lista.

A pessoa ou empresa que trabalha com Gestão de Redes Sociais é responsável por toda a comunicação digital da empresa. Suas principais responsabilidades é planejar a estratégia de conteúdos, monitorar o acesso e interação dos usuários com a companha, além de avaliar dados importantes que são coletados nas redes sociais.

2. User Experiencie (UX)

A área de User Experience (Experiência do Usuário) é responsável por projetar experiências de uso encantadoras para fidelizar e conquistar clientes. Com esse objetivo, os designers de UX estudam o comportamento humano e o serviço oferecido para encontrar meios de melhorar a satisfação e a lealdade dos clientes.

E com consumidores mais seletivos e críticos essa área tende a crescer cada dia mais.

3. Gestão de Tráfego

A Gestão de Tráfego é uma das áreas mais requisitadas para os próximos anos. A importância da carreira está ligada a aumentar o número de pessoas interessadas em um produto ou serviço de uma marca.

Muitos pensam que a Gestão de Tráfego é somente fazer anúncios para gerar clicks ou vendas, mas dentro desta área as responsabilidades do Gestor de Tráfego são: Gerar mais autoridade para uma marca, obter maior retorno sobre o investimento (ROI), aumentar as vendas e criar uma audiência qualificada através de fontes de tráfego como: Tráfego Pago, Tráfego direto, Tráfego de e-mail marketing, Tráfego de referência, Tráfego social e etc.

4. Customer Success

Customer Success (sucesso do cliente) é uma estratégia que surgiu com as empresas de SaaS para manter seus clientes por mais tempo e assim reter mais receita. É comprovado que empresas que conseguem maiores receitas e crescem rapidamente possuem fortes estratégias de CS.

Por isso, apostamos que essa área se tornará cada vez mais necessária para manter o bom relacionamento com o público.

5. Copywriting

Copywriting é a estratégia de produção de textos persuasivos para Marketing e Vendas com o objetivo de gerar conversões e vendas. Alguns exemplos são emails, sites, anúncios, catálogos e outros. O profissional designado para redigir e desenvolver a “copy” é o copywriter.

6. Revisão de Textos

Os textos são cada vez mais importantes dentro da Publicidade e da estratégia de qualquer negócio hoje. Por isso os “Revisores” serão cada vez mais requisitados para revisar textos de: Anúncios, Landing Pages, Conteúdos, E-book, etc.

7. Motion Graphics

Motion graphics é um recurso que dá vida ao design gráfico por meio da animação, utilizando uma linguagem que mescla conceitos de design e cinema. É uma forma de fazer com que círculos, linhas, textos, ícones e outros recursos gráficos se movam na tela para contar uma narrativa.

E em um mundo onde o vídeo virou uma “obrigação”, essa área só tende a crescer nos próximos anos.

8. Business Intelligence (BI)

O Business Intelligence (BI) oferece o apoio para as decisões de forma inteligente, por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o seu negócio.

Por oferecer apoio nas decisões de forma inteligente e por meio de um processo de captação de dados, o Business Intelligence (BI) permite que as informações sejam adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado de acordo com o seu próprio negócio.

E como estamos na era onde quem tem mais informações mais precisas sai na frente, na melhor do que profissionais e empresas que entendem de BI para auxiliar a obter mais dados para tomadas de ações mais precisas.

9. Design Gráfico

Design gráfico é um segmento do design visual em que o Designer projeta soluções funcionais e de apelo estético através da comunicação visual aplicadas em peças gráficas.

A comunicação utilizada em projetos de design gráfico é realizada através do uso de imagens, textos e ilustrações que são distribuídos harmoniosamente aplicando-se os fundamentos do design necessários.

O designer gráfico cria soluções através de projetos de comunicação visual que atendam as necessidades do mercado. Ele pode atuar em projetos gráficos que envolvam tanto o impresso quanto o digital, desenvolvimento de marca gráfica, identidade visual, sinalização entre outros, e por isso também se torna peça essencial no mundo de hoje.

10. Atendimento Digital

O Atendimento Digital é a área que vai ter grande expansão pois o público está ficando cada vez mais digital e querendo resolver tudo pela internet. Por isso as empresas vão precisar ter um bom time de atendentes digitais para suprir essa grande demanda que só aumenta a cada dia.

11. Growth Hacking

Growth hacking é uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com base em práticas melhores, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos. Por isso, quem pensa que se trata de ter uma ideia genial que mudará os paradigmas de resultado da empresa está enganado!

Na prática, O Growth Hacking tem o objetivo de:

  • Focar esforços no principal problema/alavancar da empresa;
  • Pensar em melhorias para esse foco e priorizar as melhores ideias;
  • Modelar a forma mais simples de testar essa nova ideia e aplicá-la;
  • Garantir que você pode aprender com seus sucessos e fracassos;
  • Usar esse aprendizado para gerar novos testes.

Ou seja, uma empresa que pensa em crescer de forma sólida, vai precisar de bons profissionais ou empresas que trabalham com Growth Hacking para auxiliar na jornada de crescimento pensando em todos os detalhes.

12. Telemarketing

A maioria do público está acostumado ao telemarketing tradicional, aquele que só te liga pra vender, mas acreditamos que o futuro do telemarketing será uma grande relação entre cliente, atendentes, vendedores e até gerentes, de forma natural e não invasiva.

Por isso, acreditamos que bons profissionais de telemarketing serão bastante requisitados daqui pra frente.

13. Programação de Apps

Ultimamente carregamos praticamente tudo que precisamos dentro dos nossos dispositivos eletrônicos como smartphones e tabletes, por isso as empresas que tiverem seus próprios poderão ganhar mais espaço na vida dos clientes dentro de seus dispositivos eletrônicos.

Além disso na nossa percepção os aplicativos serão necessários para empresas criarem suas próprias comunidades de fãs fora dos famosos algoritmos por trás das redes sociais.

14. Cibersegurança

Cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas.

E como estamos cada vez mais vulneráveis com tantas evoluções tecnológicas profissionais de Cibersegurança serão cada vez mais necessários!

15. Desenvolvimento de Sites

O site é a sua casa própria na internet, e provavelmente você já deve ter escutado isso. Mas por incrível que parece o site é uma das últimas coisas que uma empresa pensa em criar hoje na internet. Afinal, as redes sociais é onde se concentra a maior parte das pessoas, correto? Não! Errado!

As redes sociais concentra sim um gigantesco número de usuários ativos, mas não se compara com os número de buscas no google ou de navegação em sites. Por isso, o melhor dos mundos é você ter um site no mínimo atualizado com suas informações principais, e uma rede social com conteúdos de alto valor.

Acreditamos que cada vez mais pessoas irão abrir seus olhos para a importância do site, e aumentar a demanda desta área.

16. Análise de resultados

Existe hoje na internet diversos dados ligados ao resultado da empresa no mundo digital, é engajamento, é custo por clique, é lifetime value e por aí vai…

Por isso será necessário para empresas que produzem muitos conteúdos e anúncios uma pessoa, equipe ou empresa especializada para analisar todos esses dados de resultado e fazer relatórios precisos para melhoria contínua da empresa no mundo digital.

17. Ciência de dados (Data Science)

Data Science ou Ciência de Dados é um estudo muito disciplinado com relação aos dados e demais informações inerentes à empresa e as visões que cercam um determinado assunto.

Em resumo é uma ciência que visa estudar as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados. A ciência de dados envolve diversas disciplinas. São elas:

  • Estatística
  • Computação
  • Conhecimento do negócio
  • Matemática

Um profissional desse valerá ouro por irá agregar demais na tomada de decisão da empresa.

18. Direito Digital

Nem todas as pessoas com conhecimentos em informática os utilizam para fins legais. Há pessoas que se valem do conhecimento para invadir contas bancárias, roubar informações sigilosas de empresas ou, simplesmente, fazer uso inadequado de informações pessoais de outras. Tais condutas são punidas pela lei dos Crimes Cibernéticos.

Trata-se do ramo do Direito que rege as relações em ambientes virtuais. Não é porque todos estão por trás de uma tela de computador que podemos considerar que a internet é “terra de ninguém” e nela podemos fazer o que bem entendermos.

O Direito Digital está aí para estabelecer leis e garantir que ninguém seja constrangido ou lesado nesse ambiente e um profissional que trabalha com isso será extremamente necessário cada vez mais para todas as empresas.

Essas são nossas apostas para 2021, espero que você tenha gostado!
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