Humanização de Marca: 15 Perguntas para você criar a sua

Com essas perguntas você vai achar a personalidade da sua empresa e se aproximar mais dos seus clientes
Com essas perguntas você vai achar a personalidade da sua empresa e se aproximar mais dos seus clientes

Primeiro, temos que entender que a humanização não pode ser algo “forçado”, e sim natural. Toda pessoa ou empresa tem uma história, uma essência, uma cultura e um tom de voz.

Isso já é o suficiente para começar uma humanização de marca.

Algumas marcas e pessoas pensam que para humanizar uma marca  é obrigatório:
• Criação de avatar/mascote
• Botar a cara nas redes sociais
• Mostrar tudo ou quase tudo da sua vida
• Ser legal e divertido

❌ E NÃO! Humanização é beeeeem mais que isso!

Uma marca já se torna humanizada quando: ⤵️
• Atende bem os clientes
• Fornece suporte rápido e eficaz
• Interage com a audiência nas redes sociais
• Posta conteúdos que ajudam o público
• Tem programas de fidelização bem estruturados
• Consegue ter fãs e não apenas clientes
• Tem defensores da marca
• Ouve o público e tenta sempre melhorar
e por aí vai…

Ou seja, coisas “simples”, mas que são bem diferentes do que as pessoas pensam sobre humanização hoje. 🤷‍♂️

Uma boa Humanização de Marca envolve:
• Branding
• História
• Essência
• Valores
• Propósito
• Causa
• Tom de Voz
• Atendimento
• Experiência
• Qualidade
• Estilo
• Verdade

Agora, se você quiser criar uma boa humanização, responda as perguntas a seguir:

1. Qual o estilo da marca?
Ex: Rock’n’Roll, carioca, meiga…

2. Qual a causa que a marca defende?
Ex: Sustentabilidade, diversidade…

3. Qual o tom de voz da marca?
Ex: Formal, informal…

4. Quais são os principais canais de atendimento ao cliente?
Ex: Telemarketing, Whatsapp, Direct, E-mail…

5. Quais serão as formas de responder os clientes?
Ex: Chatbot, vídeo, áudio, texto…

6. Como é, ou como será o padrão de atendimento?
Ex: Divertido, direto ao ponto, sério…

7. Quais as palavras ou frases que serão marca registrada da empresa?
Ex: Oi gente… (Magalu), Top, Se é Bayer, é bom…

8. Como será o estilo principal de publicações da marca nas redes sociais?
Ex: Vídeos, imagens bem elaboradas, textos…

9. Quais os valores que a marca não abre mão?
Ex: Honestidade, transparência, rapidez…

10. Quais são as raízes da marca?
Ex: Regionalidade, tecnologia, tradição, família…

11. Qual a faixa de idade do meu público?
Ex: Entre 20 a 25 anos…

12. Quais são os lugares que meu público gosta de frequentar?
Ex: Cinema, Bar, Teatro, Estádio, Restaurante…

13. Quais são as dores do meu público?
Ex: Falta de tempo, desorganização, falta de produtividade…

14. Como é a vida profissional do meu público?
Ex: É empreendedor, funcionário, estudante, desempregado…

15. Qual a classe social do meu público?
Ex: Classe A, B, C, D….

Com essas perguntas respondidas você começa a achar a sua personalidade e com isso colocar ela em prática no atendimento e comunicação da empresa.

Por último, uma lista de empresas que são referências quando o assunto é humanização:
• Netflix
• Magazine Luíza
• Amazon
• Nubank
• Apple
• Natura
• Querodobra
• Ponto Frio
• Johnson & Johnson
• Pizza Hut
• Coca-Cola
• iFood
• Cacau Show
• Nespresso
• O Boticário
• Mercado Livre

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Tem um post lá no nosso Instagram sobre isso também, confere abaixo:

Felipe Martins
Fundador do Portal Publicitário, apaixonado por aviação e tecnologia.