Varzenal registra competição entre times paulistas com final no Emirates Stadium em cinco episódios.
OMO e KondZilla lançaram o documentário “Varzenal – Se Sujar É Glória”, produção que acompanha a trajetória de oito times de várzea da cidade de São Paulo em uma competição inédita. O primeiro episódio estreou dia 21 de janeiro no canal da KondZilla no YouTube, maior da América Latina.
Copa Varzenal leva times paulistas a Londres
A Copa OMO Varzenal reuniu oito times amadores da cidade de São Paulo que compartilham uma característica em comum: todos têm o Arsenal no nome e no coração. A competição teve jogos disputados em campos de terra de Santo André, no ABC Paulista, e culminou com os finalistas jogando no Emirates Stadium, em Londres, casa do clube inglês.
O documentário tem cinco episódios que cobrem toda a jornada esportiva. A narrativa passa pela seleção dos times, os jogos mata-mata disputados em Santo André, a revelação dos finalistas, a viagem à Inglaterra e os bastidores da grande final em um dos estádios mais icônicos do mundo. Os episódios trazem relatos pessoais dos jogadores e suas famílias sobre a experiência de representar a várzea brasileira em solo britânico.
O projeto foi idealizado pela agência Mullen Lowe Brasil – Omnicom e conecta a essência do futebol amador com a proposta da marca OMO, presente em 7 de cada 10 lares brasileiros. Desde 2024, a marca atualiza seu posicionamento para “Bota Sua Roupa Pra Jogo, Porque Se Sujar Faz Bem”, trazendo a sujeira como parte da trajetória para conquistar objetivos. Para esta campanha, o conceito é “Se Sujar É Glória”.
Giovanna Gomes, CMO de Home Care Latam na Unilever, explicou a conexão entre marca e futebol de várzea. “A sujeira e a resiliência são parte da cultura do futebol de várzea, assim como são herança de OMO. O futebol de várzea vai muito além do jogo, é um reflexo de resiliência, paixão, esforço coletivo e superação. Decidimos nos conectar com esse universo e levar a essência do ‘Se Sujar Faz Bem’ para fora da lavanderia”, afirmou.
KondZilla assina direção do projeto
Konrad Dantas, CEO e fundador da KondZilla, destacou a conexão natural entre quebrada, futebol e funk. “A várzea é o coração da comunidade, é uma expressão cultural que vai além do jogo. O futebol amador faz parte da rotina das famílias e da cultura brasileira. Poder criar uma série documental que enaltece a quebrada, os sonhos dos jogadores e de suas famílias foi muito emocionante”, comentou.
Dantas ressaltou ainda a liberdade criativa da parceria. “Toda a parceria com OMO nos trouxe muita liberdade para contribuirmos com a nossa expertise e criatividade, trazendo como resultado esse doc que estamos muito orgulhosos”, completou.
Ativações em São Paulo e cinema ao ar livre
O lançamento do documentário conta com ativações espalhadas por diferentes pontos de São Paulo. Durante a última semana de janeiro, OMO instalará um ponto de ônibus especial com cabine telefônica londrina, convidando o público a assistir ao trailer do documentário e conhecer o projeto.
A marca também realizará um Cinema Open Air em Guarulhos, no bairro Bela Vista, permitindo que moradores da comunidade assistam ao seu time do coração na série documental. O evento celebra o campeonato e dá chance para que os jogadores vejam seus rostos estampados no maior canal de YouTube da América Latina.
A campanha de divulgação inclui squad de influenciadores e plano de mídia robusto para alcançar não apenas amantes do futebol, mas todos os brasileiros interessados em conhecer a história da várzea, berço de talentos como Gilberto Silva, Gabriel Jesus e outros atletas que brilham em times nacionais e internacionais.
O próprio Arsenal promoverá o projeto diretamente do estádio, transformando a divulgação do documentário em uma ação global através da parceria com OMO.
Coleção streetwear em parceria com Approve
Além do documentário, OMO desenvolveu coleção em parceria com a marca de streetwear Approve. A linha limitada inclui tracksuits, camisetas, shorts e meias inspirados na estética do campeonato. A coleção traz a várzea para o mundo da moda, refletindo a tendência de misturar peças esportivas dentro do streetwear e mostrando a influência do esporte para além dos campos.

